Muito Mais...

Flávio Mendes
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Conheça meu Profile: linkedin.com/in/flaviomendes
Já faz algum tempo que eu venho tentando entender melhor a dinâmica com que as Redes Sociais vem se desenvolvendo. Todos sabemos que ainda vivemos os "primordios" de uma longa história e que muita coisa ainda vem pela frente. Algumas perguntas que me vem a cabeça... em que momento estamos na "curva da vida" das Redes Sociais? O que veremos em seguida? Quais serão as características mais importantes das novas fases?

Esse infográfico criado pela HSM ilustra uma pesquisa realizada pela Harvard Business com mais de duas mil empresas. Apesar do enorme potencial, muitas empresas não utilizam as mídias sociais como canal de capitalização de novos negócios. O estudo foi complementado com 12 entrevistas em profundidade. 


Hoje sofremos uma transformação profunda na forma como os indivíduos se comunicam e tomam decisões, com impactos que ainda não se consegue perceber em toda a extensão.

Envolvendo desde a seleção da escola dos filhos (ou a própria) até a compra de um apartamento, ou a aquisição de um produto de consumo, as escolhas são influenciadas fortemente pelas experiências compartilhadas com o círculo de relacionamento de cada um.

Também é fato que a ampliação da oferta de informação, produtos e serviços levou a um excesso que, ao invés de facilitar, por vezes dificulta até a mais simples decisão.
As redes sociais na internet têm atuado como filtros, organizando esse excesso e gerando informação qualificada.

A Sophia Mind, empresa de pesquisa de mercado do grupo Bolsa de Mulher, constatou que a internet é fonte de informação sobre produtos e serviços para 67% das mulheres. De acordo com o site IDG Now!, que publicou a pesquisa, 42% das entrevistadas buscam informações sobre fabricantes, 62% procuram orientação sobre produtos e 70% pesquisam preços.

Hoje nenhuma campanha publicitária pode ser considerada completa se não estiver bem inserida nas principais redes sociais.
Abaixo você terá acesso a uma das pesquisas do IBOP relacionadas a este assunto. Acredito que vale a pena acompanhar os slides até o fim para depois tirar suas conclusões.